INCLUSÃO DE
NA SOCIEDADE

EDUCAÇÃO EM
INCLUSÃO

Somos um grupo de amigos, pais e voluntários, preocupados com a inclusão de jovens adultos com deficiência na sociedade.

Procuramos valorizar o potencial das pessoas com deficiência e promover a sua relevância na sociedade.

INCLUSÃO DE PESSOAS
Empregar pessoas com deficiência pode trazer enormes benefícios para a sociedade e para o mundo laboral em particular. Todavia, o emprego nesta área, em Portugal, ainda está longe de ser representativo e fazer justiça à qualidade técnica e às vantagens que estas pessoas podem aportar às organizações.

Nos anos mais recentes, pouco mais de 10% das pessoas com incapacidade desempregadas registadas no Instituto de Emprego e Formação Profissional foram colocadas profissionalmente, segundo o relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos” do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH).

VANTAGENS PARA AS EMPRESAS

Além da obrigação legal, existem várias vantagens para as empresas que decidem contratar pessoas com deficiência:

Mão de obra tão ou mais qualificada porque, por norma, as pessoas com deficiência esforçam-se muito para conseguirem oportunidades de trabalho que se adequem às suas competências;

A imagem da empresa sai reforçada perante a sociedade, pois demonstra que reflete a comunidade e que dá oportunidades a todos, promovendo a igualdade;

Acesso a fundos e apoios, bem como comparticipação de custos em obras de acessibilidade e aquisição de equipamentos;

Criação de uma atmosfera de maior entreajuda, cuidado com o próximo e camaradagem no local de trabalho, pois passa a fazer parte do papel de todos os trabalhadores serem mais atenciosos uns com os outros, apenas por estarem conscientes de que é necessário ajudar alguém frequentemente.

QUATRO PONTOS

INCLUSÃO
Trabalhamos para o aumento da oferta de oportunidades iguais no acesso ao mercado de trabalho, a bens e a serviços.

RELEVÂNCIA
Conhecemos profundamente a importância de uma rede de apoio eficaz no processo de inclusão e autonomia.

AUTONOMIA
Entendemos este ponto como fundamental para o desenvolvimento físico e psicológico.

QUALIDADE DE VIDA
Focamo-nos na criação de oportunidades de crescimento profissional e no equilíbrio entre trabalho e vida de pessoas com deficiência.