VISÃO E MISSÃO

Uma sociedade inclusiva é fundamental. É importante que os princípios inclusivos, que norteiam a educação, não cessem quando o aluno conclui a escolaridade obrigatória. Esses fundamentos devem extravasar os muros das escolas. A equidade e a igualdade de oportunidades não podem mais ser uma utopia, têm de ser um norteador das políticas e das práticas em que todos são chamados a contribuir, combatendo a exclusão e fomentando a participação ativa de todos os cidadãos.

QUALIDADE DE VIDA

Queremos uma melhor qualidade de vida para crianças, jovens e adultos com deficiência. O plano estratégico de ação da Associação YAY tem a missão de contribuir para o aumento de autonomia, afirmação e dinamismo dos seus jovens e adultos, na sua vida pessoal, familiar e social e no seu desempenho profissional.

EDUCAÇÃO EM INCLUSÃO

A educação inclusiva vai além da aceitação da pessoa com uma limitação física ou cognitiva. Falar em educação inclusiva é falar em equidade, em justiça social. Vivenciar e experienciar inclusão na escola e no mercado de trabalho, respeitando as diversidades pessoais, culturais, linguísticas, religiosas, capacita as crianças, os jovens e os adultos para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.