VIRAR A PÁGINA

O VIRAR A PÁGINA é financiado exclusivamente por donativos privados, tanto de empresas como de particulares, em géneros e em dinheiro. Se desejar contribuir, pode fazê-lo para o seguinte IBAN:

PT50 0035 0721 0002 1707 5308 7

Visite o nosso site
e a nossa página no Facebook

O VIRAR A PÁGINA nasceu no dia 16 de março de 2020, bem no início do primeiro confinamento. Integrado na ASSOCIAÇÃO YAY - EDUCAÇÃO EM INCLUSÃO, foi de parto rápido porque a necessidade era imperativa: tínhamos de alimentar muitas pessoas! Até hoje, já confecionamos e entregamos mais de 120.000 refeições.

Com o confinamento, muitas respostas sociais de apoio alimentar interromperam a sua atividade, deixando inúmeras pessoas desamparadas. As necessidades tornavam-se cada vez mais prementes, com muitas pessoas a perder a estabilidade económica. Aos fins-de-semana e feriados, com a paragem de outras respostas sociais, sabíamos que o desafio seria ainda maior.

Foi nesse contexto que decidimos criar uma resposta social de entrega de refeições preparadas, àqueles aqueles a quem faltava o mais básico, a partir da cantina do Colégio Luso-Internacional de Braga (CLIB).

No primeiro dia entregámos 58 refeições e esse número mais do que duplicou em apenas uma semana. Num projeto pensado para as duas semanas que, esperava-se, durasse o confinamento, estamos, um ano depois, a entregar quase 500 refeições por dia, 7 dias por semana.

O PROJETO

Um grupo de cidadãos voluntários determinados, unidos pela vontade de encontrar respostas com respeito, e não pena, por quem ajudamos. O confinamento e o medo não podiam ter a última palavra. Juntamo-nos para virar páginas: da fome, da indiferença, da injustiça, da discriminação, do isolamento… Queremos ajudar a reescrever histórias, pessoa a pessoa, virando uma página de cada vez.

O LOCAL

A nossa primeira casa, onde o projeto começou, foi o Colégio Luso-Internacional de Braga, que acolheu esta ideia na sua cantina. Estivemos lá dois meses, onde preparámos as primeiras 15.000 refeições. A nossa casa atual é o Centro Paroquial de Gualtar, que, de forma provisória, nos acolheu. O regresso às aulas impedia a nossa continuidade no CLIB. A nossa equipa, com mais de 200 voluntários/as, prepara centenas de refeições todos os dias que ajudarão centenas de pessoas a virar a página nas suas vidas.

O TRABALHO

Se inicialmente éramos uma resposta exclusivamente alimentar, rapidamente percebemos que não era “só” a comida que fazia falta… Hoje, além de alimentos, distribuímos roupas, livros, brinquedos, produtos de higiene, entre outros. Além disso, tentamos ativamente encontrar soluções mais permanentes para as pessoas que ajudamos, evitando que fiquem desamparadas

E AGORA?

Um ano depois, tornamos este projeto independente.

Chamamos-lhe Virar a Página, porque queremos sempre olhar para o apoio que damos a cada pessoa como temporário, com foco na recuperação da situação de carência de cada um.

O próximo passo nesta aventura será encontrar uma sede própria, onde possamos instalar a cozinha solidária definitivamente, e, a partir daí, iniciar outros projetos que permitam alargar a nossa resposta a outras necessidades sociais prementes.

Queremos continuar a ser uma resposta que ajude muitas pessoas a Virar a Página.